Nesse episódio publicado no dia da cultura nerd e no mês em que comemoramos o aniversário de Marx, você acompanha nossas reflexões acerca do homem de ferro como um símbolo do capitalismo. Na nossa conversa com o professor jairo, do podcast “Escuta essa história”, nós exploramos como o mito do self-made man, que sustenta o personagem, é fundamental para a manutenção da ideologia liberal, e como os “gurus tecnológicos” como Elon Musk tornaram-se heróis parecidos com Tony Stark.
@acorujadiurna
#capitalismo #homemdeferro #marx #filosofia #historia
No terceiro episódio da série Filósof@ de Cabeça conversamos com a professora Priscila Cupello sobre a obra e o legado do filósofo francês Michel Foucault. No nosso papo abordamos temas como feminismo, sociedade de controle, trabalho, neoliberalismo, dentre outras coisas.
Priscila Cupello é doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduada e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduada e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, trabalha como Tutora EAD na Universidade Castelo Branco e ministra aulas no ensino básico. Principais áreas de atuação: Teoria da História, Filosofia Antiga e Contemporânea, estudando, principalmente, Sócrates, Foucault e Nietzsche.
#Foucault #michelfoucault #biopoder #biopolitica #feminismo #sociedade de controle #neoliberalismo #uberização #filosofia #sociologia
Teogonia é o nome dado às narrativas que contam as histórias dos deuses. Zack Snyder afirmou em diversas ocasiões que enxerga os super-heróis como os deuses mitológicos contemporâneos. Aqui, no quarto episódio da série Nerdosofia, exploramos junto com Thiago Iribarne do canal filodoxia, as referências e analogias da teogonia de Zack Snyder em sua versão da Liga da Justiça. @acorujadiurna
#ligadajustiça #snydercut #batman #superman #mulhermaravilha #Flash #Ciborque #Aquaman #filosofia #sociologia #mitologia #zacksnyder #mito #mitologiagrega
Nerdosofia é a série de episódios em que extraímos temas pertinentes à filosofia ou a contemporaneidade a partir de obras da cultura pop. Nesse episódio você acompanha nossa conversa com a professora doutora Tess Chamusca sobre o protagonismo feminino nos filmes de quadrinho. Pensando personagens como Mulher Maravilha, Capitã Marvel e Arlequina, nós discutimos conceitos como representatividade, sororidade, feminismo e mais algumas coisas. Para nos acompanha de perto nos siga nas redes sociais @acorujadiurna.
#filosofia #culturapop #feminismo #mulhermaravilha #arlequina #capitamarvel #estudosculturais
Ao nos aproximarmos do período de vacinação, e consequentemente da fase final da pandemia, cada vez mais estamos ansiosos pelo retorno à normalidade. Entretanto, talvez existam outras perspectivas interessantes para pensarmos o que chamamos de estado normal.
No último episódio do ano marcado pelo Covid-19, recebemos Paulo Spina (autor do livro Ofensivas: a potência do não retorno à normalidade) pra trocar uma ideia sobre os efeitos políticos e sociais da crise do coronavírus. Na nossa conversa, Paulo nos conta como essa quadra histórica tão conturbada que vivemos revela as debilidades do neoliberalismo, além de trazer à tona a necessidade de um sistema de saúde global que não se limite pelas fronteiras nacionais e nem pela lógica do lucro. Para o autor, a pandemia deve ser considerada como uma espécie de incentivo para que partamos para uma ofensiva que vise a construção de um mundo que considere o cuidado com a vida humana algo essencial independente da nacionalidade ou da classe social.
Paulo Spina é doutorando no programa interdisciplinar da FFLCH-USP – Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades –; mestre em Ciências Sociais pela Unifesp e graduado em Educação Física. Trabalhou como professor em escolas e órgão de saúde pública, setor no qual atua há 15 anos, especialmente a serviço da saúde mental. Nesse contexto, envolveu-se em diferentes lutas, participando da criação do Fórum Popular de Saúde.
@acorujadiurna
#filosofia #cienciassociais #sociologia #educaçãofisica #saude #pandemia #coronavirus #covid19
O que Batman tem em comum com o capitão nascimento? O que o Batman faz é justiça?
Nesse episódio, você acompanha minha conversa com Jairo Carlos do podcast Escuta Essa História. No nosso papo a gente aproveita a história do Batman pra pensar alguns conceitos como justiça, ressentimento e fascismo. Com o auxílio de pensadores como Hobbes e Nietzsche, fazemos uma a análise da psicologia do Batman e das implicações sociais de suas ações.
#filosofia #batman #historia #nietzsche #hobbes
Nesse episódio contamos com a participação de Karla Sousa para conversarmos sobre a obra de Simone de Beauvoir, o fazer filosófico feminino e a experiência da formação em filosofia pela perspectiva da mulher. Aqui abordamos também a relação do pensamento de Simone de Beauvoir com Judith Butler, o existencialismo e as ondas do feminismo.
Karla Sousa é graduada em filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, mestra e doutoranda pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora substituta no Instituto Federal da Bahia
Nos sigam nas redes sociais!! @acorujadiurna
#simonedebeauvoir #feminismo #filosofia #existencialismo #Judithbutler #sartre
Qual tipo de super-herói seria produzido por nossa sociedade? Aqui nesse episódio você acompanha minha conversa com Saulo Dourado sobre heroísmo e filosofia. Dialogando com filósofos como Agamben, Byung-Chul Han e Marcuse, refletimos sobre a série The Boys e sua perspectiva de heróis desprovidos de valores morais divinos no mundo do desempenho e dependente da exposição nas redes sociais.
Saulo é professor de filosofia, com experiência no ensino fundamental, médio, e superior, faz doutorado no Programa de Pós-graduação em Filosofia e é escritor. Publicou livros infanto-juvenis, um deles com o título "Super-heróis lavam louça?".
Nos sigam nas redes, @corujadiurna em todas elas.
#theboys #filosofia #superherois #herois #ByungChulHan #marcuse #series #filosofos #podosferaantifascista
Nesse episódio contamos com a participação de Francisco Fianco e Tatiel Zart para conversarmos sobre a obra de Friedrich Nietzsche. No nosso papo, abordamos as principais ideias do autor, bem como discutimos a atualidade do pensamento nietzschiano e sua relação com outros pensadores (de Freud a Fernando Pessoa).
Francisco Fianco, o "Chico", é doutor em filosofia e professor de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Passo Fundo nos cursos de Filosofia, Artes, Moda e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras. Autor de diversos livros, realiza pesquisa dialogando com Nietzsche, Freud, Adorno, entre outros. Tatiel Zart é jornalista, graduando em Filosofia na Universidade de Passo Fundo, Bolsista Paidex, idealizador do Ouse Saber Podcast. Sua pesquisa atual está direcionada à análise das interseções dos pensamentos de Nietzsche e Freud.
@acorujadiurna
#Filosofia #Nietzsche #FriedrichNietzsche #filosofiamoderna
Dando continuidade a nossa conversa sobre identitarismo, prosseguimos aqui nosso debate sobre a miscigenação, apresentando de um lado a perspectiva de Sueli Carneiro e do outro a de Asad Haider (autor do livro Armadilha da Identidade). Após isso, oferecemos também uma análise da psicologia dos movimentos identitários. Defendemos que certos grupos que pautam a política a partir da identidade apresentam características do que Freud chamou de alma coletiva da psicologia das massas.
#armadilhadaidentidade #asadhaider #identidade #identitarismo #suelicarneiro #filosofia #sociologia #podcast
Quem construiu o laboratório do homem de ferro e a batcaverna?
É muito comum que na cultura pop o herói sejam representado como alguém que faz tudo sozinho, é o mito do self-made man. É como se não houvesse força de trabalho que construiu e mantém todos os equipamentos. Em Star Trek: Lower Decks temos uma história contada justamente através do ponto de vista dos operários que sustentam as naves da frota estelar.Aqui nesse episódio você acompanha nossa conversa com de Eduardo Pacheco, autor de "Star Trek Utopia e Crítica Social", sobre a nova animação da franquia Star Trek.
Este episódio marca uma nova era ao Coruja Diurna com a chegada de Elias Correa Junior agora como parte oficial do plantel do Podcast. Falamos sobre o fenômeno do negacionismo cientifico, questionamentos dos resultados da ciência para fins capitalistas, e como essa estratégia vem sendo utilizada pelo governo Bolsonaro para sustentação política e ideológica do regime que ele almeja criar.
Links: Um Homem entre gigantes: https://www.imdb.com/title/tt3322364/Artigo da Piauí: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder/Livro "Mercadores da Dúvida" (Em Inglês): https://www.amazon.com.br/Merchants-Doubt-Handful-Scientists-Obscured-ebook/dp/B003RRXXO8Pessoas negras tem mais risco de morrer de coronavírus que pessoas brancas: https://www.almapreta.com/editorias/realidade/em-sp-pretos-tem-62-mais-risco-de-morrer-pelo-covid-19-do-que-brancos
Nos siga nas redes sociais
Twitter: https://twitter.com/acorujadiurna
Instagram: https://www.instagram.com/acorujadiurna/
Facebook: https://www.facebook.com/acorujadiurna/posts
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCf5EHl2fqYuRAUt8tG2vetA
Bolsonaro cai ou dá um golpe? Ameaça de ruptura da ordem institucional, ataques aos poderes judiciário e legislativo e formação de grupos paramilitares são algumas das ações do bolsonarismo nos últimos dias. Bolsonaro ameaça dar um golpe porque se sente acuado pelas investigações que podem provar sua ligação com as milícias, as fábricas de fake news e a corrupção nos gabinetes de seus filhos. Os professores de filosofia Cristian Arão, Alan Brandão e Elias Corrêa Junior discorrem aqui sobre a escalada autoritária de bolsonaro e a possibilidade de impeachment e golpe.
Na segunda parte do nosso décimo primeiro episódio damos continuidade à nossa conversa com Ciro Frederico sobre psicologia, saúde mental e quarentena. Aqui você acompanha nossa reflexão sobre o uso de drogas durante o isolamento social, o medo da morte e o anseio pela normalidade pós quarentena.
Conversamos com Ciro Frederico Arão (psicólogo, psicanalista e mestre em antropologia) para falar um pouco sobre saúde mental nesta quadra apocalíptica da história. Nesta primeira parte falamos sobre os sonhos estranhos da quarentena, a importância da saúde mental para a integridade do sujeito e a atualidade da psicanálise, sobretudo, nessa época em que somos confrontados com a iminência do abismo.
Neste episódio, Cristian fala sobre o seu “filosofo de cabeça” Hebert Marcuse. Um dos representantes da Teoria crítica e conhecido por fazer uma junção proveitosa entre psicanálise freudiana e crítica marxista à sociedade burguesa. Neste episódio, tratamos sobre a psicanálise como instrumento da teoria social, sobre produtividade capitalista em tempos de quarentena e os efeitos da exploração do trabalho sobre a nossa saúde mental.
Nesse episódio você acompanha nossa conversa sobre a filósofa alemã Hanna Arendt. Nele contamos com a presença de Elias Correia Junior, especialista na obra da filósofa. Nesse programa, abordamos, dentre outras coisas, a relação entre espaço público e privado, que se faz muito importante, sobretudo agora, sob a pandemia do covid-19. Conversamos também sobre a relação entre educação, autoridade e liberdade e concluímos com uma visão bastante otimista sobre a capacidade humana de transformação e inovação, também necessária para os tempos de coronavírus.