
Edileuza Penha de Souza ( @edileuzapenhadesouza ) é Educadora e sempre usou do cinema para projetos de pedagogia. Sua tese de doutoramento “Cinema na panela de barro: mulheres negras, narrativas de amor, afeto e identidade” circulou bastante e retrata muitos dos aspectos já presentes em sua produção cinematográfica posterior.
Realizou alguns filmes até que resolveu adaptar o livro da escritora Maria Helena Vargas, a Helena do Sul, como é conhecida a autora de “Filhas de lavadeiras”.
Retiro um trecho de um texto de Arthur Arantes Souza, Pesquisador, doutorando em Sociologia no PPGS-UFMG:
“Como história coletiva, o filme demonstra mulheres de diversas gerações que relembram como o sacrifício de suas mães forneceu a base material para ocuparem espaços na sociedade brasileira como professoras, atrizes, políticas e empresárias. Mães que enfrentaram a estrutura de uma sociedade que por vezes aproveitou-se delas para levar duas empregadas pelo preço de uma ao impor que as suas filhas também trabalhassem. Mães que puderam ver suas filhas entrarem em universidades federais (e filhas que puderam ver suas mães concluírem seus estudos). Uma história que mostra como se deslocar o foco das narrativas sobre o negro.”
#cinema #cinemanacional #negro #negra #consciência #consciêncianegra #educação